Novel – Trabalhadores estão apreensivos com transferência para Pernambuco
Trabalhadores estão apreensivos com transferência para Pernambuco
O Sindiquímica conseguiu agendar uma reunião para esta quarta-feira, 27/01, com a direção da Novel para tratar sobre a permanência da empresa no município de Lauro de Freitas.
A empresa já informou aos trabalhadores que abriu uma filial em Pernambuco e que iria transferir máquinas para lá, mantendo algumas aqui na Bahia, operando com produção reduzida. A redução no nível de produção possivelmente afetará o quadro de funcionários, o que preocupa todos os trabalhadores.
Antes mesmo de apresentar maiores esclarecimentos, a transferência das máquinas já iniciou. Até agora já saíram duas, em um total de nove máquinas da empresa. Os trabalhadores ficaram apreensivos e exigem explicação sobre a real intenção da Novel.
A proposta do Sindiquímica é a permanência da empresa e dos empregos na Bahia, com manutenção dos direitos trabalhistas.
Além de se reunir com a empresa, o Sindicato solicitou à prefeitura de Lauro de Freitas que dialogue com a Novel, de forma a incentivar a permanecer no município. Há uma negociação da empresa com os proprietários do terreno e a prefeitura pode intervir em relação ao aluguel.
Aguardamos que todos esses pontos sejam esclarecidos na reunião com o Sindicato e que nenhuma outra máquina seja transferida antes deste diálogo.
Cobramos transparência e a manutenção dos postos de trabalho, ainda mais neste momento tão delicado da economia brasileira.