COFIC – Buracos nas ruas colocam em risco trabalhadores do Polo Petroquímico

O Sindiquímica registrou algumas imagens que mostram o excesso de buracos nas ruas do Complexo Petroquímico de Camaçari.  A situação coloca em risco a vida dos trabalhadores e trabalhadoras que diariamente se deslocam pelas vias. São verdadeiras crateras que surpreendem motoristas e exigem desvios inesperados, com sério risco de acidentes.

Quando chove no verão, a alta temperatura e elevada umidade relativa do ar expandem o vapor purgado, diminuindo a visibilidade dos motoristas. A purga de vapor espalhada pela via torna ainda mais difícil para os condutores terem a visibilidade dos buracos na pista.

A responsabilidade pelos purgadores de vapor é das empresas do Polo. A manutenção inadequada tem feito com que muitos desses purgadores joguem vapor para atmosfera além do necessário.

Por conta dessas condições, em dezembro passado ocorreu um acidente envolvendo um veículo da EDN, terceirizada da Unigel e a carreta de um fornecedor da White Martins. Felizmente não houve vítimas. Mas não podemos aguardar que se repita.

A Cofic deve exigir do Governo do Estado da Bahia, que administra as rodovias estaduais, a urgente manutenção. Ao invés disso, coloca prepostos da Segurança tentando impedir o trabalho do Sindicato. Na última sexta-feira, 22/01, um diretor do Sindiquímica e a Assessoria de Comunicação da entidade foram impedidos de continuar a fazer o registro dos buracos pelos seguranças da Cofic, que se sentem com poder de polícia para interceptar veículo e exigir documentação. Um absurdo.

É dever do sindicato zelar pela condições de trabalho da nossa categoria e fiscalizar para que os trabalhadores e trabalhadoras não sejam submetidos a condições de perigo. Nenhum segurança institucional vai impedir a ação sindical.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *