Na manhã de hoje, 28, os trabalhadores de uma das fábricas do Polo Industrial de Camaçari se assustaram com o surgimento de nuvens de fumaça de cor e odor estranhos. Após evacuarem a área, todos tiveram que retornar aos seus postos sem descobrirem a origem da fumaça. Trata-se de mais uma situação em que a causa é desconhecida e os trabalhadores têm sua saúde colocada em risco.

O Sindiquímica Bahia alerta que, de forma recorrente, os trabalhadores da indústria química da Bahia estão sendo expostos a fenômenos como vazamentos de agentes químicos, dos quais não se sabe a causa pela omissão das empresas. As denúncias se avolumam e os operários têm sua saúde e suas vidas colocadas em perigo, sem esclarecimento por parte das empresas do Polo Industrial de Camaçari.

Os trabalhadores relatam que a situação ainda é pior nas madrugadas, atingindo as equipes de turno, sem a mesma visibilidade das ocorrências à luz do dia.

Diante desse cenário, o Sindiquímica cobra do Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (Cofic) transparência nas informações e uma maior fiscalização das empresas para quebrar o ciclo vicioso de vazamentos e garantir o direito à saúde dos colaboradores.

“Nós, como uma entidade política que defende os direitos da classe trabalhadora, representando os trabalhadores químicos e petroquímicos do estado, nos colocamos à disposição para debater o problema e cobrar, quantas vezes forem necessárias, esclarecimento diante dos incidentes e a fiscalização efetiva das empresas pelos órgãos responsáveis”, aponta a diretoria do Sindiquímica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *