Governador garante que a Bahiagás não será privatizada

Trabalhadores lutam por uma empresa fortalecida e 100% estatal

Depois dos questionamentos feitos pelo Sindiquímica, em defesa dos interesses dos trabalhadores da Bahiagás, finalmente o governador Rui Costa confirmou que não haverá privatização da Companhia de Gás da Bahia, que gera riqueza, empregos e desenvolvimento para o estado.

Em entrevista coletiva à imprensa, nesta segunda, 26, o governador explicou que havia uma “terminologia errada” no edital publicado no dia 14 de setembro, que causou forte reação de indignação dos trabalhadores, levando o sindicato a uma manifestação pública (confira aqui). O gestor do estado afirmou aos jornalistas que o que será colocado para venda é o percentual que pertencia ao governo federal e foi recentemente adquirido pelo governo da Bahia, sócio majoritário, que administra a empresa de economia mista.

Ainda assim não é totalmente o que a classe trabalhadora da Bahia aguardava por parte da gestão do Partido dos Trabalhadores. Para que o estado cresça, gerando emprego e renda é necessário ter empresas públicas fortalecidas, com investimentos públicos e valorização dos funcionários. Lutamos por uma Bahiagás 100% estatal.

O setor de energia é estratégico e a Bahiagás vem mantendo sua contribuição para o desenvolvimento da Bahia, graças ao empenho laboral de mais de 250 trabalhadoras e trabalhadores diretos e mais centenas de funcionários indiretos, que enfrentaram os últimos anos de crise econômica e pandemia sem reduzir a produtividade.

Privatizar o patrimônio nacional, incluindo empresas públicas produtivas e rentáveis, que atuam em setores estratégicos, como petróleo e gás, tem sido a opção da política neoliberal do governo Bolsonaro, conduzida de forma desastrosa pelo ministro Paulo Guedes. É este modelo o responsável pelo desestímulo à indústria brasileira, diminuição dos postos de trabalho, queda da renda, aumento do desemprego e, consequentemente, da miséria e da fome.

A população da Bahia espera do atual governador e também do próximo gestor do executivo estadual a coragem em proteger a economia sem ceder às pressões dos grupos que tentam dilapidar o patrimônio público e agravar a pobreza.

A luta continua, em defesa da Bahiagás e do patrimônio de todos os baianos e baianas.

 

Diretoria do Sindiquímica Bahia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *