Nota sobre fechamento temporário de fábrica na Bahia após funcionários testarem positivo para a Covid-19

Em relação à Natulab, fábrica de medicamentos e suplementos alimentares, localizada em Santo Antônio de Jesus, que teve, nesta segunda-feira (18/05), seu fechamento decretado pela prefeitura do município após 4 funcionários testarem positivo para Covid-19, o Sindiquímica-Bahia informa que tem acompanhado de perto, com preocupação, o crescimento do número de trabalhadores e trabalhadoras do ramo químico, petroquímico, plásticos e fertilizantes do estado da Bahia, atingidos por essa pandemia.

Desde o início da crise de saúde, o Sindiquímica vem atuando, junto às empresas do setor, para garantir a saúde e segurança dos trabalhadores, além da preservação dos postos de trabalhos, dos salários e de todos os direitos trabalhistas. Reuniões virtuais, lives nas plataformas digitais e materiais informativos nas páginas institucionais estão sendo utilizadas para informar as formas de prevenção e os cuidados especiais que devem ser tomados, sob responsabilidade das empresas que prestam serviços essenciais e precisam manter a produção neste período.

Em relação específica à Natulab, assim que tomou conhecimento do primeiro caso de contaminação, o Sindiquímica solicitou que a empresa abrisse diálogo com os trabalhadores e apresentasse uma medida de contenção com isolamento e testagem de todos os funcionários que tiveram contato direto com o trabalhador que testou positivo.

Em relação às outras fábricas, graças à atuação do sindicato, ainda visando a prevenção, foram realizadas alteração de tabelas de horário, acordos de home office, medição de temperatura, mudanças no sistema de transporte coletivo para garantir mais distanciamento, entre outras medidas essenciais de segurança do trabalhador.

Conquistas em meio à pandemia

O Sindiquímica-Bahia está em alerta, sobretudo nesta pandemia, para as novas rotinas trabalhistas, as medidas governamentais e as estratégias das empresas em meio a essa crise. Entre as conquistas que podem ser destacadas estão o acordo de irredutibilidade de salários e garantia de emprego assinado com as empresas do setor Petroquímico e o acordo de ajuda compensatória para não haver perda de receita, caso haja redução de jornadas e salários no setor Plástico. Além disso, graças à atuação do Sindiquímica, houve a reversão da demissão de um operador da Braskem, em função do acordo de garantia de emprego em vigor.

O setor jurídico do sindicato está à disposição dos trabalhadores para orientar e atuar nos acordos motivados pela Medida Provisória 936/20, sancionada pelo Governo Federal para beneficiar o patronato em detrimento da classe trabalhadora.

Devido ao decreto de situação de emergência do Governo da Bahia, que impede reuniões e aglomerações de pessoas, o Sindiquímica está impedido de realizar assembleia com os trabalhadores. Portanto, estão sendo utilizados os meios de comunicação digitais e redes sociais como instagram, facebook, além do whats´app.

Já foram realizadas três diálogos online (lives) com especialistas convidados sobre temas urgentes de interesse dos trabalhadores como saúde e segurança na prevenção ao convid-19 e os direitos trabalhistas em tempos de pandemia. Todo material pode ser acessado nas redes sociais digitais e no site do Sindiquímica.

CONTATOS
Whats´app: 71 99235-4211

Instagram: @sindiquimicabahia

Facebook: @Sindiquimica.Bahia

Email: comunicacao@sind.org.br

Informações para imprensa: 71. 98873-7047 / 99205-5179 (André Santana)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *