O Sindiquímica Bahia se reuniu nesta quinta-feira, 14/09, com empresas do Polo Petroquímico de Camaçari, que compõem o Pool1, para discutir medidas a serem adotadas para lidar com a insegurança pública que assola o Estado da Bahia. A empresa contratada, gestora do sistema de transporte que desloca os trabalhadores, também esteve representada na reunião.
Entre os pontos acordados, ficou acertada a instalação de um aplicativo de geolocalização (GPS) em todos os ônibus para que os usuários possam saber onde o ônibus se encontra e só sair para o ponto quando o veículo estiver próximo, evitando assim ficar exposto na rua por mais tempo que o necessário.
No retorno para casa, à noite, fica garantido que o trabalhador será deixado o mais próximo possível de sua casa, mesmo que esteja trabalhando em outra turma em função de troca de turno. A apanha pela manhã também deverá ser otimizada para o mais próximo possível da residência do trabalhador.
Casos específicos serão analisados individualmente para buscar alternativas que aumentem a segurança e diminuam a exposição do trabalhador nas vias públicas.
As empresas mantenedoras do Pool 1 comprometeram-se a se reunir com a responsável pela implementação do aplicativo GPS e dar um retorno, informando o prazo de operação para o sindicato até a próxima terça-feira, dia 19/09.
Além das questões específicas de segurança pública, durante a reunião foi tratada ainda a troca da frota de veículos que será integralmente substituída por veículos novos que deverão começar a operar no mês de outubro.
O aumento da sensação de insegurança e os casos de delitos registrados nas cidades da Bahia atingem diretamente a rotina dos trabalhadores e suas famílias. Muitos saem de suas casas receosos, comprometendo a saúde e a tranquilidade dos trabalhadores para o desempenho das suas atividades laborais.