
Diretores do Sindiquímica participam do 10º Congresso da CNQ
A diretoria do Sindiquímica Bahia esteve representada no 10º Congresso da Confederação Nacional do Ramo Químico (CNQ-CUT), que aconteceu entre os dias 28 e 30 de março, em Praia Grande, São Paulo.
Com o tema “Conectando o ramo, fortalecendo a luta”, o encontro reuniu sindicatos de todo país e debateu pautas centrais para a classe trabalhadora, como a neoindustrialização, a transição energética justa e o enfrentamento à organização da extrema direita que ameaça democracias e os direitos sociais no Brasil e no mundo.
Entre os debates principais estavam a unificação de pautas e campanhas salariais para as datas bases dos trabalhadores do ramo químico, além da luta contra a mudança no VRT (Valor de Referência Tecnológico), que reconhece o risco permanente do benzeno à saúde dos trabalhadores e estabelece o controle da exposição ocupacional ao produto.
Com ajuda do Sindiquímica, foi aprovada a campanha “Benzeno é pior que veneno”. Outra campanha nacional aprovada durante o 10º Congresso da CNQ foi pelo fim da escala 6×1, uma luta priorizada pelo Sindiquímica por reconhecer os prejuízos para a saúde física e mental que as jornadas extenuantes trazem aos trabalhadores.

Anaildes Sena apresentou as demandas dos trabalhadores e trabalhadoras com deficiência.
Transição energética
“Além de todas as pautas da agenda de mobilização sindical, como o fim da escala 6×1 e a unificação das nossas campanhas salariais nacionalmente, debatemos assuntos estratégicos para o desenvolvimento do Brasil que estão diretamente relacionados ao ramo químico. É o caso da transição energética justa e o papel do Brasil no cenário mundial. É preciso que o nosso país não se limite a ser apenas exportador de energia e atraia complexidade produtiva industrial nessa cadeia, para gerar emprego e renda regionalmente”, destaca Alfredo Santos, diretor do Sindiquímica e da Central Única dos Trabalhadores (CUT-BA).
Sindiquímica na diretoria da CNQ
Destaque ainda para a eleição da nova diretoria da CNQ, que contará entre seus membros com os seguintes diretores do Sindiquimica Bahia: Luciola Semião, na Secretaria de Política Sociais; Reinan Santos, na Secretaria Setorial Petroquímica e Fertilizantes; Thiago Rios, na Secretaria Regional Nordeste, Maicon Queiroz Borges como suplente no Conselho Fiscal e João Neves na Suplência da Direção.