É preciso criar uma política de valorização para todos os aposentados que ganham abaixo do teto do INSS e não apenas para o salário mínimo

O governo federal fixou o valor do salário mínimo a ser pago em 2025 em R$1.518,00. Esse valor é R$106,00 maior do que o de 2024, e corresponde a um reajuste de 7,5%.

Falta ao governo uma política de valorização das aposentadorias. É preciso combater supersalários, incluindo as aposentadorias muito acima do teto do INSS. Mas os salários dos aposentados que estão entre o salário mínimo e o teto do INSS precisam ter uma correção não só pelo INPC. Defendemos uma política de valorização que garanta ganho real às aposentadorias, pois o poder de compra dos aposentados é corroído ao longo dos anos e não pode ser indexado apenas pelo salário mínimo.

Reajuste poderia ter sido maior

Apesar de seguir uma política de valorização do salário mínimo, interrompida na gestão bolsonarista, esse aumento do salário mínimo é menor que os dois últimos da gestão Lula 3. É que no final do ano passado, o governo apresentou novas regras do arcabouço fiscal, que limitou o ganho real do salário mínimo em até 2,5%, com a correção anual pela inflação medida pelo INPC (Índice Nacional de Preço ao Consumidor).

Se prevalecesse a forma de cálculo anterior, o aumento seria maior, porque, além de corrigir o salário mínimo pela inflação, o governo teria de dar um ganho real equivalente ao crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) de dois anos anteriores ao do reajuste, ou seja, de 3,2%, índice superior aos 2,5% deste ano.

Isso significa que o aumento real do poder de compra do salário mínimo foi reduzido em relação aos anos anteriores para atender às regras de teto de gastos do governo.

O Sindiquímica Bahia, junto ao movimento sindical, sempre defendeu uma política de valorização dos salários dos trabalhadores brasileiros, principalmente de quem ganha menos, e o salário mínimo é o menor salário nacional, por isso ele de fato precisa ter um ganho real todos anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *