Consequências do fechamento da Ford em nossa categoria
O fechamento da unidade de Camaçari da montadora Ford tem gerado impactos negativos na economia baiana e no aumento do desemprego em toda Região Metropolitana de Salvador.
Calcula-se que serão extintos mais de 60 mil empregos indiretos. Deste total, 7,2 mil são trabalhadores da Ford, terceirizadas e fornecedoras.
A nossa categoria também poderá ser atingidas. A Hober Bahia e Faurecia já anunciaram demissões. O Sindiquímica convocou reunião com as empresas para o diálogo visando entender a situação.
Há a possibilidade das empresas continuarem fornecendo produtos para o centro de tecnologia da Ford que ainda não foi fechado em Camaçari. Além disso, com a busca por parte do Governo da Bahia de outras montadoras automobilísticas interessadas em produzir no estado, a Hober e Faurencia podem não interromper suas produções, sem necessidade de demissões.
O Sindiquímica acompanha bem de perto essa movimentação, participação das mobilizações dos trabalhadores da Ford, analisando as propostas de indenização apresentadas e cobrando os mesmos compromissos das empresas da nossa base.