Trabalhadores aprovam ampliação da base de representação do Sindiquímica e modernização da entidade
Reunidos em assembleia na manhã deste domingo, 25/02, em um clube social na cidade de Camaçari, Região Metropolitana de Salvador, centenas de trabalhadores de indústrias e empresas dos diversos segmentos do ramo químico e petroquímico aprovaram por unanimidade alterações do estatuto do Sindiquímica Bahia.
Além de modernizar práticas administrativas como formato híbrido para reuniões e eleições e equiparação do mandato do corpo diretivo a outras centrais sindicais, os trabalhadores presentes aprovaram a extensão da base de representação do sindicato, para incluir categorias que já constavam no estatuto da entidade, mas faltavam integrar a Carta Sindical. Algumas das categorias, a exemplo dos terminais químicos, perfumaria, sabão e vela, já eram beneficiadas, na prática, por mobilizações, lutas e conquistas do Sindiquímica.
Com a extensão aprovada, o Sindiquímica passará a representar juridicamente e administrativamente os trabalhadores ativos e aposentados das Indústrias e empresas de produtos químicos, petroquímicos; produtos farmacêuticos; de material plástico, de inseticidas e fertilizantes, perfumaria, sabão e vela, brinquedos e calçados, entre outros segmentos, além de trabalhadores em empresas empreiteiras, subempreiteiras, concessionárias, terceirizadas e prestadoras de serviço (ainda que temporário) e trabalhadores nas holdings que tenham a maioria dos seus investimentos nas empresas correspondentes.
“A ampliação da base, além de legitimar as ações que o Sindiquímica já vem realizando em defesa desses trabalhadores, fortalecerá a entidade para os desafios que temos à frente contra a precarização dos direitos trabalhistas e das relações de trabalho e as novas formas de exploração do mundo do trabalho”, destacou José Pinheiro, diretor do Sindiquímica.
“Os trabalhadores atenderam ao chamado do Sindiquímica e vieram mostrar a força que essa categoria tem na união e na mobilização. Foi assim que muitos avanços foram conquistados ao longo desses 60 anos de lutas do Sindiquímica”, ressaltou Dentinho do Sindicato, vereador de Camaçari, que também integra a diretoria do Sindiquímica.
Além dos diretores do Sindiquímica, das diversas bases representativas pela Bahia, estiveram presentes na assembleia autoridades políticas como o secretário de Relações Institucionais do Estado da Bahia, Luiz Caetano e a presidente da Central Única dos Trabalhadores da Bahia, Leninha Valente.
“Além de prestigiar essa importante assembleia sindical, tão representativa, eu vim aqui trazer meu testemunho pessoal da importância da trajetória deste sindicato combativo e de luta, tão relevante para a classe trabalhadora da Bahia e do Brasil”, pontuou Leninha Valente, presidente da CUT Bahia.
A assembleia ocorreu no Clube Social e Desportivo Camaçari. Depois das discussões e votações, os trabalhadores e trabalhadoras confraternizaram em um almoço, ao som do grupo Samba das Pretas, formado apenas por mulheres.