Nova montadora na Bahia será anunciada dia 04 de julho
Na próxima terça-feira (4), o grupo chinês BYD (Build Your Dreams) anunciará detalhes da fábrica de veículos que será instalada na Bahia. O anúncio, segunda imprensa, será feito pela vice-presidente global da companhia, Stella Li, que está no Brasil para tratar dos últimos detalhes que envolvem o projeto e esteve, junto com o governador Jerônimo Rodrigues, em um encontro com o presidente Lula, em Brasília, esta semana.
Para o anúncio oficial ainda dependem algumas definições. De acordo com o Valor Econômico a principal é a localização da fábrica, pois não estão totalmente concluídas as negociações dos chineses com a Ford para a compra da fábrica da montadora em Camaçari, fechada em 2021. O governo baiano oferecerá outra área caso as negociações com a Ford fracassem.
Além da localização, os incentivos fiscais envolvidos ainda não estão definidos. O governador Jerônimo Rodrigues disse, no início do mês, que o governo estadual estava pronto para atender às “demandas de incentivos” do grupo chinês, mas restaria uma resposta do pedido feito ao governo federal.
Os benefícios fiscais do regime automotivo no Nordeste e Centro-Oeste estão previstos para terminar em 2025, mas há a possibilidade de serem renovados, como pedem outras montadoras como Stellantis, em Pernambuco, e CAOA e Mitsubishi, em Goiás.
O presidente Lula e o governador da Bahia estiveram com a direção da BYD em abril na China. Rodrigues visitou fábricas e Lula encontrou-se, em Xangai, com o fundador e presidente do grupo, Wang Chuanfu.
Fundada em 1996, a BYD passou à frente da Tesla no ano passado e tornando-se a maior fabricante de veículos elétricos do mundo.
Além dos carros 100% elétricos, o grupo pretende fabricar no Brasil híbridos “plug-in” que poderão usar etanol e também serem carregados em tomada, o que eleva seu potencial elétrico.
A BYD informa a intenção de investir no Brasil cerca de R$ 10 bilhões até 2025.