Petroquímicos estão em estado de greve

Petroquímicos estão em estado de greve

O Sindiquímica iniciou as assembleias nas empresas. Está discutindo com os trabalhadores as estratégias para pressionar o patronato a avançar. Na última negociação, no dia 09/10, o Sinpeq (sindicato patronal) apresentou a mesma proposta que já tinha sido rejeitada pela categoria: reajuste salarial de 3,64%. Com o poder de compra diminuído devido aos constantes aumentos dos itens acima da inflação, o trabalhador já não sabe o que mais fazer para esticar o salário.  Tudo aumentou: condomínio (4,4%),  mensalidades escolares (5,08%), planos de saúde (8,78%), combustíveis (15,89%), gás de cozinha (15,92%) e energia elétrica (16,77%). E esses dados foram apresentados exaustivamente ao patronato, mas não surtiram efeito.

Em contrapartida, o patronato anda muito bem, obrigado. A petroquímica nacional está em um forte ciclo de alta, destacando-se os reajustes de preços dos petroquímicos de uso industrial e resinas acima da inflação, além da alta do dólar. Brinquedos e peças automotivas e outros produtos estão mais caros e o trabalhador já sentiu isso no bolso, porque esses preços já foram repassados aos consumidores.

O Sindiquímica vai realizar novas assembleias nas fábricas para discutir as estratégias e ações para pressionar as empresas. A categoria continua bastante mobilizada a pesar da pressão do patrão. Inclusive permanece em estado de greve.

E vamos nos preparar porque vem chumbo grosso por aí. O patronato vai tentar de tudo para impedir participação dos trabalhadores nas mobilizações. Como por exemplo, chantagear os trabalhadores e empurrar goela abaixo o arrocho salarial. Essas táticas já conhecemos. Nós temos dignidade e vamos à luta. Todas as nossas conquistas foram resultado dessas lutas.  A vida do trabalhador piorou muito nestes dois últimos anos, por isso nada nos deterá para pressionar as empresas por avanços. Queremos respeito do patronato. Por isso, participe das assembleias, pois chegou a hora da verdade!

e-max.it: your social media marketing partner